Sede de Agrupamento

Escola Secundária do Lumiar

 Rua Mário Sampaio Ribeiro, 1600-488 Lisboa

 TEL. 21 754 07 47 | FAX. 21 758 99 24

[email protected]

visita cienciasNo dia 14 de novembro os alunos das turmas A e E do 7º ano da Escola Básica Prof. Lindley Cintra efetuaram uma saída de campo pelo património geológico na região de Sintra – Cascais – Mafra, atividade inserida no Projeto Natureza para Todos, promovido pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN).

Promovida e dinamizada por professores de diversas áreas disciplinares e com a colaboração do professor Jorge Fernandes, destacado na LPN, os alunos observaram e identificaram áreas relevantes para a preservação do património natural e cultural da humanidade na região, caraterizando-se essencialmente os aspetos geológicos e o impacto da ação humana na natureza, integrando-os essencialmente com o programa curricular da disciplina de Ciências Naturais.



A saída iniciou-se nas dunas da Cresmina, com a vista magnífica do maciço eruptivo de Sintra e do Cabo da Roca “Donde a Terra se acaba e o mar começa” (in Os Lusíadas, Canto VIII).

Aqui, os alunos iniciaram a atividade de trabalho de campo através do preenchimento da primeira parte do guião necessário para a realização da visita de estudo.

Decorreram ainda atividades na praia do Magoito, com observação da paleoduna do Magoito, classificada como geomonumento, e realização de um pequeno percurso pedestre pelos trilhos junto à praia.

Depois de almoço, os alunos foram à descoberta dos campos de Lapiás da Granja dos Serrões. À chegada ao local a experiência tornou-se um pouco mais mística, pois é-se surpreendido com um conjunto de esculturas geológicas.

Finalmente rumou-se à última paragem da saída de campo – o Penedo do Lexim, em Mafra. A fortificação natural que constitui essa chaminé magmática é considerada Imóvel de Interesse Publico. Depois de uma breve explicação sobre o local, e já quase no final do dia, foi hora de regressar à escola, onde os alunos foram desafiados a completar o guião.

Esta saída de campo revelou-se como uma estratégia e uma prática pedagógica diferenciada, tornando-se um cenário mais rico de aprendizagem.

 

>>> mais fotos aqui

Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra

Copyright © 2014. All Rights Reserved.