Sede de Agrupamento

Escola Secundária do Lumiar

 Rua Mário Sampaio Ribeiro, 1600-488 Lisboa

 TEL. 21 754 07 47 | FAX. 21 758 99 24

[email protected]

regresso presencial final

Vídeo de sensibilização para as regras de segurança a adotar no recinto escolare

>> Carta do Diretor aos Encarregados de Educação
>> Novos HORÁRIOS das turmas do 11º e 12º anos

 

 

Caro(a) Encarregado(a) de Educação,

Começo por lhe desejar votos de boa saúde na companhia dos seus familiares.
                                                         
De acordo com as orientações oriundas da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e da Direção Geral de Saúde, o Agrupamento de Escolas irá, a partir do próximo dia 18, oferecer aulas presenciais nas disciplinas de exame aos alunos dos 11º e 12º anos de escolaridade.

Este período que antecede o regresso às aulas foi aproveitado para se proceder a uma limpeza e arejamento dos espaços, bem como para a elaboração de um plano organizativo que pretende minimizar ou reduzir ao mínimo o risco de propagação de contágio e, simultaneamente, tranquilizador sobre a segurança de toda a comunidade educativa.

Assim, além da limpeza e higienização dos espaços e de formação aos assistentes operacionais ministrada por elementos do exército, procedeu-se à elaboração dos horários começando por distribuir as turmas pelos vários pavilhões da escola secundária e também por 2 salas da EB. Prof. Lindley Cintra, resultando daí uma média de duas turmas por pavilhão.

Para este efeito foram selecionadas as salas que apresentam as melhores condições de funcionalidade e de espaço, de forma a permitir o distanciamento entre alunos, sentando-se um em cada secretária.

Os horários das turmas são desfasados de forma a evitar a concentração de alunos e foram elaborados ocupando apenas o período da manhã com vista a diminuir o número de deslocações à escola.

Chamo a atenção para as horas de início das atividades escolares: há turmas a começar às 10.00 horas e outras turmas a começar às 10.15 horas. Apenas uma turma (11º A) inicia um dia (quarta-feira) às 8.20 horas, de forma a evitar uma nova deslocação à escola no período da tarde.

Foi também elaborado um Plano de Limpeza e reformulado o Plano de Contingência do Agrupamento, prevendo-se diferentes momentos de limpeza das salas de aula, funcionamento das mesmas com a porta aberta e se possível, dependendo das condições atmosféricas, com as janelas igualmente abertas.

Aproveito para reforçar os seguintes aspetos:

  1. O uso de máscara no interior da escola é obrigatório (na portaria da escola serão fornecidas máscaras aos alunos que não a possuam).
  2. À entrada e saída da escola, obrigatoriamente, os alunos procederão à desinfeção das mãos, através da aplicação de uma solução antissética de base alcoólica.
  3. Os alunos deverão aguardar no exterior do bloco de aulas a chegada do respetivo professor, mantendo distâncias seguras entre si.
  4. A circulação dos alunos deverá ser realizada pelo lado direito, seguindo os trajetos assinalados.
  5. Incentiva-se a lavagem frequente das mãos. Para esse efeito todas as casas de banho (que serão limpas com maior frequência) estão equipadas com dispensadores de sabão líquido e toalhetes descartáveis.
  6. Deve evitar-se tocar em superfícies como corrimões, maçanetas, interruptores, apesar do reforço da limpeza destes elementos.
  7. Não é permitida a partilha de materiais individuais como por exemplo, caneta, afia, calculadora, manual escolar.
  8. A sala de convívio dos alunos e o bufete estarão encerrados. Os intervalos serão curtos e os alunos deverão permanecer na sala de aula. O convívio social é, agora pelas razões conhecidas, de evitar.
  9. A assiduidade dos alunos é registada e terá, naturalmente, repercussão na avaliação das disciplinas.
  10. Os alunos que não frequentem as aulas presenciais por opção dos encarregados de educação terão as faltas justificadas, mas a escola não assegurará o ensino a distância.
  11. Alunos em grupo de risco, devidamente comprovado por atestado médico, continuarão a usufruir do ensino a distância.
  12. Irão ser suprimidos os toques de entrada e saída, considerando a especificidade em que as atividades letivas irão decorrer.
  13. Os alunos das turmas que irão ter aulas na EB Prof. Lindley Cintra ( 12º C, sala 1.11 e 12º D, sala 1.14) entram e saem exclusivamente pelo portão principal da EB. Prof. Lindley Cintra.

No espírito de abertura com que tradicionalmente convivemos, agradeço que façam chegar qualquer dúvida ou sugestão ao Diretor de Turma.

Renovo votos de boa saúde para toda a comunidade educativa, sendo que somos todos chamados a colaborar no regresso à normalidade, com a segurança necessária.

Agradeço que partilhe com o seu educando o teor desta informação.

Lisboa, 13 de maio de 2020

O Diretor

João Martins

Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra

Copyright © 2014. All Rights Reserved.