Sede de Agrupamento
Escola Secundária do Lumiar
Rua Mário Sampaio Ribeiro, 1600-488 Lisboa
TEL. 21 754 07 47 | FAX. 21 758 99 24
Procedimentos a observar
Brevemente vão ser levados a cabo simulacros de sismo e incêndio em todas as escolas do agrupamento, com a intenção de testar as medidas de autoproteção e treinar os ocupantes tendo em vista a criação de rotinas comportamentais e aperfeiçoar procedimentos.
Estes exercícios contam com a supervisão do Serviço Municipal de Proteção Civil em articulação com o Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa, intervindo também o Regimento de Sapadores Bombeiros e a Polícia de Segurança Pública.
Deverão ser observados no dia do simulacro os seguintes procedimentos:
1 - Após a emissão do sinal sonoro, indicando a ocorrência de sismo (3 toques de campainha ou de buzina intermitentes), todos os ocupantes da sala de aula devem proteger-se debaixo das carteiras, agarrar uma perna da mesa e proteger a cabeça e os olhos pressionando a cara contra os braços (BAIXAR/PROTEGER/AGUARDAR).
2 - Após a emissão de novo toque de campainha (1 toque prolongado), dá-se início à evacuação da sala.
3 - A coordenação da evacuação é feita pelo professor e pelo delegado de turma. Este aluno é o CHEFE DE FILA e o professor é o CERRA FILA, isto é, deve ser sempre o último a sair e colocar, após verificar que não está ninguém na sala, uma cadeira entre a porta e a umbreira da mesma (impedindo assim que a porta feche).
4 - Em fila indiana e encostados à parede, os alunos devem seguir o chefe de fila (delegado de turma) e dirigirem-se para o PONTO DE ENCONTRO estabelecido:
ð no caso da EB Prof. Lindley Cintra, os alunos deslocam-se para o campo de jogos exterior, onde cada turma tem um local específico para esse efeito;
ð no caso da Escola Secundária do Lumiar, os alunos que se encontrem nos Pavilhões A, B, L, Pavilhão Desportivo, Biblioteca e cantina deslocam-se para o espaço situado entre o Pavilhão L e a rede que separa a escola do 1º ciclo. Os alunos que se encontrem nos Pavilhões C, D e E deslocam-se para o espaço exterior em frente à entrada principal da escola.
5 - O professor que coordena a evacuação da sala de aula tem de ter presente se todos os alunos da turma estão consigo ou relatar alguma situação anómala ao Delegado de Segurança (Coordenador de Estabelecimento/Diretor).