Sede de Agrupamento
Escola Secundária do Lumiar
Rua Mário Sampaio Ribeiro, 1600-488 Lisboa
TEL. 21 754 07 47 | FAX. 21 758 99 24
O que é a Assembeia da República?
CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO
10h-Lumiar---Rato---Rua de S. Bento---Assembleia da República---Rua de S. Bento---Rato---Lumiar-14h.
Trajeto que efetuaram cerca de 43 alunos das Turmas A e B do 10º ano, acompanhados de três professoras no dia 12 de novembro. Chegada. Passagem pelo detetor de metais. Visita.
Começou com a apresentação do edifício.
O Parlamento português está instalado no Palácio de S. Bento, em Lisboa. Em 1598, a Ordem de S. Bento Iniciou a construção de um mosteiro beneditino, o Mosteiro de S. Bento da Saúde. Após a Revolução Liberal, 1820, com extinção das ordens religiosas, o mosteiro deu lugar ao Palácio das Cortes, com a Câmara dos Pares e a Câmara dos Deputados. Até 1833, foi prisão, hospedaria, … e Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Várias foram as obras de remodelação, sendo as maiores no século XX, distanciando-se do estilo conventual e ganhando a imponência que hoje ostenta. Poucas são as peças do edifício original. Mantêm-se os azulejos do século XVI. Passámos por dois sinos majestosos, um relógio imponente e pouco mais.
«O candeeiro da escadaria nobre pesa 1191 Kg e possui 144 lâmpadas.»
Sala do Senado
A Sala do Senado foi construída onde se situava a Sala do Capítulo do mosteiro e acolheu a Câmara dos Pares, após obras foi inaugurada em 3 de janeiro de 1867, no reinado de D. Luís. Tem algum do mobiliário original, pavimento com uma rosa-dos-ventos, teto com ilusão ótica, …
Foi o momento da informação sobre o que é a Assembleia da República. O estatuto, a competência, a organização, o funcionamento do órgão de soberania. Como se fazem as leis? Quem as aprova?
Tentámos propor na casa da república uma monarquia, diminuir os impostos, acabar com aulas de 90 minutos, acabar com as touradas, … simular!
Salão Nobre
Construção na década de 1940, durante o Estado Novo, no local onde se situava o coro alto da antiga igreja do mosteiro e é usado para receções oficiais, conferências e outras cerimónias. A decoração é dedicada à expansão marítima com o Infante D. Henrique à cabeceira, Vasco da Gama à esquerda, Bartolomeu Dias,.. Decoração com flora e fauna de África, Brasil e Índia. Ao longo deste salão estende-se a varanda da fachada principal com doze colunas e dez pilares de ordem coríntia.
O tapete é de arraiolos e o segundo maior do país!
Sala dos Passos Perdidos
É a antecâmara da Sala das Sessões e foi construída em 1895, localizando-se no topo da Escadaria Nobre, por cima do átrio do palácio. Tem decoração de Columbano Bordalo Pinheiro, que pintou seis grandes telas evocando grandes estadistas nacionais, D. Dinis, Padre António Vieira, Marquês de Pombal, Almeida Garrett, Alexandre Herculano, entre muitos outros. No topo das portas estão leões de José Neto, simbolizando o Poder, a Justiça e a Força.
É a sala de espera, usada por jornalistas para entrevistas a deputados.
Sala das Sessões
Em 1895 um incêndio destruiu a Câmara dos Deputados e de acordo com as necessidades do órgão de soberania, houve obras em todo o edifício durante cinquenta anos e esta sala foi inaugurada em 1903. Decoração com mármore rosa e branco, pinturas, esculturas, mesas de madeira de carvalho com a palavra lex, carteiras ordenadas por bancadas viradas para a tribuna da presidência, onde se sentam os deputados da direita para a esquerda.
É a sala mais conhecida da Assembleia da República. Assistimos em silêncio, como verdadeiros cidadãos, a uma apresentação de questões sobre obras desde o norte até ao sul do país, Algarve e as estradas, Ria Formosa e as dragagens, IP3 e as obras de remodelação, estradas, orçamentos, questões colocadas ao Senhor Ministro.
E, afinal, qual é a competência, estatuto, composição, entre outros, da Assembleia da República?
A resposta está a partir da página 30 do livreto distribuído no final da visita e no que se foi ouvindo.
Alguns alunos estranharam uns desenhos nas paredes de um corredor. Parece que se estão a rir deles próprios! André Carrilho explica num panfleto o que se estava a passar: HUMOR!